Paulo Cesar Coelho

“Docteur” (Ph.D.) em Informática pela Université de Paris, Mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME – Instituto Militar de Engenharia, Engenheiro Eletricista formado pela UERJ. Foi Professor e Pesquisador do Mestrado em Sistemas de Computação do IME e Adjunto da Coordenação do Programa de Pós-graduação no período de 1987 a 1993. Durante o seu Doutorado na França teve oportunidade de participar em Projetos de Pesquisa da Comunidade Européia, direcionados para a Tecnologia da Informação e Comunicação.

Foi Diretor e Gerente de Projetos na área de Tecnologia da Informação, em diversas empresas públicas e privadas, como Furnas, Serpro, White Martins e Tecsis. Atuou como Consultor em projetos para o Bradesco, Unibanco, Fininvest, Banco da Amazônia, BBA e Banco da Bahia, entre outros.

No PRODERJ – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro foi Assessor Especial da Presidência, Vice-Presidente e Presidente da Autarquia no período de 2000 a 2014. De Fev/2008 a Fev/2011 foi Presidente do Conselho da ABEP – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação e em 2013 foi Presidente Executivo da Associação. Ocupou, ainda, a função de Secretário Executivo do CONSETI – Conselho Estadual de Tecnologia da Informação.

No PRODERJ, foi responsável pela coordenação de ações inovadoras de TIC para o Governo do Estado, entre elas o Projeto Infovia.RJ e o Portal Intragov.RJ: painel de informações estratégicas, com a utilização de tecnologias de Data Warehouse/Data Mart, BI – Business Intelligence, Data Mining e Georreferenciamento, permitindo a visualização inclusive em dispositivos móveis.

Também participou como Conselheiro do Conselho de Inovação e Tecnologia da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Atualmente, na PUC-Rio, é Coordenador de Projetos de Pesquisa, tendo realizado seu Pós-Doutorado, em 2015, como Pesquisador Visitante na Université de Paris, com foco em projetos relacionados à “Internet do Futuro”, na forma de intercâmbios presencial e remoto.


Share This