Maria Helena Cautiero

Bacharel e Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Pós doutorado, pela Université Notre Dame de la Paix, Namur- Bélgica.

Professora Doutora do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da UFRJ. Assessora Especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Coordenadora de Conteúdos Educação e Tecnologia do Projeto Naves do Conhecimento. Atua nas áreas de Informática, Educação e Educação à Distância,. É responsável pela implantação de projetos premiados de tecnologias educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem junto à rede pública de ensino, em programas de inclusão digital.

Coordenou a experiência piloto de implantação do Projeto do Governo Federal Um Computador por Aluno- UCA. em Piraí Coordenadora do projeto Um Computador por Aluno(UCA)- MEC –Rio de Janeiro; Membro do GT UCA- Rio Janeiro. Fez parte da coordenação de desenvolvimento e implantação do projeto Piraí Digital, assumindo a coordenação educacional do Projeto. Orientadora do Projeto financiado pelo BID: “Preparando para expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade um computador por aluno”.. É consultora do Ministério da Educação, atuando em comissões de programas do Ministério da Educação .

Recebeu o Prêmio InRio Personalidades do Ano 2013. ASSESPRO-RJ; Prêmio Revista REDE 2009 , categoria Educação com o Projeto UCA – a experiência de Piraí., Prêmio Latino-Americano de Cidades Digitais -2004, na categoria de Pequeno Porte, concedido pela Red Iberoamericana de Ciudades Digitales, Asociación Hispanoamericana de Centros de Investigación y Empresas De Telecomunicaciones (Ahciet) e Instituto para la Conectividad en las Américas (Ica); Prêmio Gestão Pública e Cidadania e Destaque do Ano 2004, concedido pelo Programa Gestão Pública e Cidadania da FGV-EAESP, a Fundação Ford e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Prêmio Top Seven Intelligent Communities of 2005, concedido pelo Intelligent Communities Forum; Prêmio W2i Wireless Communities Best Practices 2005, concedido pelo Wireless Internet Institute; Prêmio Conip 2005 como um dos dez Projetos Mais Importantes em Dez Anos De Informática Püblica No Brasil;


Share This